A missão do centro espírita

A missão do centro espírita

Os Centros Espíritas têm por missão promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, atendendo as pessoas que buscam esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas espirituais, morais e materiais; querem conhecer e estudar a Doutrina Espírita; querem trabalhar, colaborar e servir em qualquer área que a prática espírita oferece. 15

O Centro Espírita cumpre o objetivo de difundir a Doutrina Espírita quando é norteado por um programa de educação espiritual, cujo conteúdo sejam as verdades do Evangelho do Mestre Jesus, clarificadas pela luz dos ensinamentos dos Espíritos Superiores. Programa esse que terá no seu bojo a intenção de esclarecer e consolar a todos que o procuram, sendo desenvolvido com metodologia própria e objetivos estabelecidos com base na carência maior de seus alunos: o conhecimento da verdade espiritual para habitá-los no aprimoramento da sociedade material, sem se tornarem ou deixarem de ser materialistas.

Todas as atividades realizadas em uma Casa Espírita são oportunidades de aprendizado para o progresso moral, e as almas que nela mourejam são aprendizes do Evangelho. Entre as diversas atividades, ressaltamos a palestra pública. Se a criança é sementeira que aguarda a semeadura a ser feita pelo evangelizador, a adulto é seara em produção, carecendo os seus frutos de trato doutrinário para defende-los das investidas dos pensamentos materialistas. É na palestra pública que esse trato é oferecido a ele e servirá para renovar sua vida, levando-o à reformulação de conceitos perante a vida.

O Centro Espírita como escola deve preparar as pessoas para esta e para a outra vida. Para esta, no sentido de torná-las aptas a se reconstruírem e construírem uma sociedade humanizada e conformada às leis divinas; para a outra, no sentido de oferecer-lhes a consciência transcendental da imortalidade que torna as diversas vidas uma só, regida pela lei de ação e reação. O Centro deve levar a todas as almas a Terceira Revelação. O recurso que todos eles têm para esse mister é a palavra. O trabalho de divulgar e comunicar o Espiritismo nas Casas Espíritas tem o seu lugar de destaque: as reuniões públicas, conhecidas como reunião de divulgação doutrinária e reunião de assistência espiritual.